Engenharia Mecatrônica


A engenharia mecatrônica é uma das profissões mais importantes para o futuro, e o profissional formado nesta área é um dos profissionais mais bem remunerados.

Suas inúmeras aplicações no projeto e execução de maquinários e sistemas, incluem desde equipamentos colossais agrícolas e de mineração até atuadores tão precisos que literalmente poderiam facilmente escrever um nome completo com direito a sobrenome em um único grão de arroz.

O futuro exigirá dos profissionais capacitação multidisciplinar, e isto coloca a engenharia mecatrônica numa posição privilegiada entre as profissões mais requisitadas.

O profissional nesta área precisa de atualização constante, grande capacidade de observação, habilidade com cálculos e simpatia por trabalho em equipe. Ser criativo, curioso, interessado e organizado também são qualidades interessantes para o profissional.

O curso de Engenharia Mecatrônica, também chamado de Engenharia de Controle e Automação engloba disciplinas dos cursos de Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação.

Logo abaixo mostramos um exemplo da grade curricular do curso de engenharia  mecatrônica de um Instituto Federal, no qual podemos ter uma ideia geral do conteúdo do curso.


Grade curricular do IF SUDESTE MG (Instituto Federal) campus Juiz de Fora.
O mercado exige cada vez mais capacitação multidisciplinar, e a engenharia mecatrônica veio suprir esta necessidade buscando formar profissionais completos e preparados para os desafios futuros.

O profissional qualificado na área de engenharia mecatrônica, está na vanguarda da formação de profissionais com capacidade multidisciplinar que se apresenta cada vez mais comum em um futuro onde não basta ter graduação mas habilidade de aplicação no cotidiano.

No Brasil ainda são poucas as universidades que oferecem o curso de engenharia mecatrônica, menos de 100 (número necessário para regularizar a profissão) mas, mais do que suficiente para reconhecer a importância do curso, então o profissional formado nesta área tem seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) variando de acordo com as regiões onde o curso é ministrado.

Em Minas Gerais, o engenheiro formado no curso de engenharia mecatrônica fica registrado como engenheiro mecânico com habilitação em automação industrial.

O engenheiro mecatrônico é o profissional que: 

projeta, instala e realiza manutenção em produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos de sistemas industriais mecânicos, elétricos, eletroeletrônicos e automatizados, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica, coordena e desenvolve equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção desses sistemas.

Possibilitando a redução de custos com o aumento da produção em locais inapropriados ou pouco produtivos, quer sejam por limites físicos ou riscos químicos que impossibilitem o trânsito ou permanência humana.

Otimizando linhas de produção permitindo sua operação no limite da capacidade tecnológica da sua contemporaneidade.

A humanidade experimenta no momento uma transição de eras, estamos deixando a era digital e entrando na era pós digital, qualquer ser humano hoje em dia já nasce em meio a todo tipo de tecnologia e considera comum as suas aplicações, estamos no começo de uma curva exponencial de avanço tecnológico, o que nos possibilitará presenciar avanços anuais equivalentes a 100 anos anteriores no que nos diz respeito a tecnologia.

E você, está preparado para o futuro? 
Compartilhe no Google Plus

About Zoneado

0 comentários:

Postar um comentário